Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

Pensamentos

 

Cidadania

Debate Público

Experiência

Filosofia

Identidade dos Povos

Homem

Opinião Pública

Pensamento

Política

Relatividade

Riqueza

Riso

Saudade

Verdade

 

Cidadania

«O passado deve ser recordado com objectividade. Ter feito o 25 de Abril não confere a ninguém nenhum direito especial nem isenta ninguém de nenhum dever de cidadania.»

António Guterres (na inauguração do Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, na Pontinha, em 24.04.2001)

 

«Um cidadão só é livre se for responsável.»
François Miterrant

 

Debate Público

«No debate público não é necessário insultar ou atacar a integridade dos adversários para fazer vencer um argumento - o argumento deve ser discutido na sua racionalidade.»

José Manuel Fernandes,
In Público, 29.01.04

 

Experiência

«Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida.»

Lao Tsé, filósofo chinês, séc. VI a. C.

 

Filosofia

«O que é então Filosofia? É a equação do pensamento e da realidade. Numa dada fase do desenvolvimento daquele e num dado período do conhecimento desta.»

Antero de Quental (1842-1891)

 

«A Filosofia é a razão humana intencional, conduzindo corajosamente a sua acção e a sua obra até ao fim das suas capacidades.»

J. Vialatoux

 

Identidade dos Povos 

«Quem infesta a linguagem e conversação com «clichés», sintaxe mal construída e expressões rotineiras que fluem negligentemente de boca em boca e de pena em pena? Quem é responsável pela linguagem estéril da publicidade que se vê em todas as paredes e na televisão, na verdade por toda a parte, e sem a qual nós parecemos ser incapazes de saber sequer que horas são? Não serão estes graves atentados à linguagem também um atentado às raízes da nossa identidade? E não seremos nós que os usamos, bastante condescendentemente, também responsáveis por eles.
Mas vamos mais longe: quem permite aos jovens envolverem-se de manhã à noite na violência da televisão e do cinema, ficando porém admirados e com ar reprovador perante a agressividade da juventude? Quem lê todo o tipo de lixo e pornolixo? Estes «entretenimentos» não são filmados e publicados pelos burocratas de Bruxelas nem pelos representantes das instituições internacionais, dos Estados estrangeiros ou das grandes corporações internacionais: são comercializados pelos cidadãos para os seus concidadãos.» 

Vaclav Havel (Dramaturgo e Político checo. N. Praga, 1936) In Público, 21.04.2001

 

Homem

«Façam os homens o que fizerem, eles pensam para agir e enquanto agem.»

J. Lacroix

 

«O homem, quando age e pensa, só pode agenciar e pensar um mundo. Sem este descentramento, não é possível falar de ente humano.»

Joaquim Cerqueira Gonçalves

 

«Os homens são feitos uns para os outros: Corrige-os ou suporta-os.»

Marco Aurélio (121-180) Imperador romano desde 161. 

 

«O homem é o único animal que cora, ou que tem essa necessidade.»

Mark Twain

 

Opinião Pública

«E se há uma coisa que todos sabemos é que há duas realidades, que umas vezes coincidem e outras não: uma é a opinião pública e outra é a opinião publicada.

António Guterres, In Público, 22.04.2001

 

Pensamento

«A falta de claridade ofusca o pensamento»

A.P.

 

«O que define o pensamento humano é ser um pensamento em actividade de trabalho, um pensamento, que se esforça por dar à luz, como dizia Sócrates.»

J. Vialatoux

 

«Possuímos um instrumento de medida cujo alcance não tem limite: o nosso pensamento. O nosso pensamento é mais fino que os átomos e os electrões.»

Max Planck (1858-1947)

 

Política

«O poder é, em grande medida, uma ilusão. O pior de tudo é quando as pessoas pensam que têm o Poder todo. Não têm. Tenho a convicção, ou, se quiser, a esperança de não estar na política por causa do Poder, mas sim por uma vontade muito grande de contribuir para que a sociedade portuguesa seja mais justa. Tive um choque quando, em jovem, verifiquei a manifestação gritante dessa injustiça. Ainda era estudante universitário, quando trabalhei, em acções sociais, nos bairros de lata de Lisboa. Isso deixou-me marca. De tal modo que me levou a mudar de vocação, a não seguir a profissão desejada e a envolver-me na actividade política.»

António Guterres, in Visão, 01.02.2001

 

«Mas não podemos esquecer que o poder é, ou deve ser, um indispensável serviço à colectividade. Serviço que não é prestado sempre que o poder não é exercido. Ora, mais tarde ou mais cedo, as pessoas reparam que estão a ser prejudicadas. E são obviamente os mais fracos, os de menos recursos, os mais prejudicados pela ausência de poder político: passa, então, a prevalecer a lei do mais forte. (...) 
O grande problema dos governos nas actuais democracias não é terem poder a mais: é terem poder a menos, sempre dependentes, como estão, das sondagens e das pressões com expressão mediática. (...) Além der não ter graça nenhuma estar no poder sem o assumir, a colectividade fica assim privada de um instrumento essencial para o seu bem-estar e até para a sua sobrevivência: não há sociedade sem poder político. Exercer o poder - e não apenas estar lá - é com certeza uma tarefa árdua. Torna-se bem mais cómodo fingir apenas que se manda. Mas quem não estiver disposto a prestar este serviço à colectividade, preferindo quedar-se nas meras aparências exteriores do poder, deveria abster-se de ocupar cargos políticos.»

Francisco Sarsfield Cabral, In Público, 28.04.2001

 

Relatividade

«Quando estamos duas horas na companhia de uma bela rapariga, parece-nos que passou apenas um minuto. Mas se nos sentarmos, durante um minuto, sobre um fogão quente, achamos que passaram duas horas. É isto a relatividade.»

Albert Einstein

 

Riqueza

(...) a riqueza dos portugueses depende da sua produtividade. E esta, desgraçadamente, anda pelas ruas da amargura. (...) A produtividade depende de tanta coisa... Depende da mentalidade dos povos, da sua educação (que demora gerações a dar frutos), de infra-estruturas materiais e imateriais, da capacidade de inovação e risco dos empresários, etc. Pois é: como depende de tanta coisa, não se começa por coisa alguma.»

Francisco Sarsfield Cabral, In Público, 21.04.2001

 

Riso

«O riso é a mais útil forma de crítica porque é a mais acessível à multidão.»

Eça de Queiroz

 

Saudade

«Amor e ausência são os pais da saudade.»

D. Francisco Manuel de Melo

 

Verdade

«A verdade brilha por si e liberta, quando é toda a verdade. Basta colocá-la à vista. Dispensa vinganças e permite a reconciliação.»

Frei Bento Domingues, O.P., In Público, 22.04.2001

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto