A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A B Pinela

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Glossário Contacto Ajuda Os meus livros/eBooks
 

Congresso do PS, mas...

 

Hoje e amanhã (29 e 30/11) ocorre o congresso do Partido Socialista, em Lisboa. É habitual que os jornalistas façam perguntas sobre os congressos que decorrem. Com efeito, destes saem as grandes linhas orientadoras para os futuros dois anos. Não foi assim, desta vez, com o congresso PS. Quais abutres (com boas excepções) que querem motejar o que resta do repasto, que tem alimentado os últimos dias! Pergunta imediata de certos “jornalistas”: «Não acha que a prisão de Sócrates está a criar embaraços ao Partido Socialista»?

Não ignoro que o tema é actual, que desperta interesse, que concita amores e ódios; que para alguns bons juízes de coisa nenhuma, que tudo julgam, José Sócrates já está condenado pelos crimes que cada um acha que ele cometeu, “por isso está preso”. Acabou-se.

O JORNALISTA tem todo o direito, direi, o dever, de questionar os socialistas sobre a prisão de José Sócrates. Mas… a primeira pergunta no decurso de um congresso! Não me dispenso de cognominar tais personagens de praticar um jornalismo tablóide. O pior é que sabemos que este jornalismo tem mercado.

Mas, caros leitores, permitam-me que recorde Cândida Ventura, uma ilustre militante do PCP, partido que veio a abandonar, que escreveu em 1984, no seu livro “O Socialismo que eu vivi. Testemunho de uma ex-dirigente do PCP”. No seu interior encontramos uma frase muito popular. “Quem tem telhados de vidro não deverá atirar pedras”. E já se sabe bem porquê…

Só mais um pequeno reparo: porque será que algumas pessoas atacam ferozmente outras pessoas? Por inveja, suspeição, ataque por ataque, por medo… Desconfio sempre daqueles que são muito ligeiros a atacar outros, como se eles estivessem acima do bem e do mal. Mas cuidado! Quando o ataque é desmesurado, normalmente esconde qualquer coisa. Acha que não? (António A. B. Pinela, Reflexões, Sábado, 29.11.14).

 
 

LIVROS/EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Horizontes da Filosofia

|

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

|

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

|

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

!

A felicidade segundo Santo Agostinho

|

Rousseau denuncia as causas das desigualdades

|

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

PEDAGOGIA

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

(Est. universitários, professores)

|

Como Organizar Um Trabalho Escolar

(ens. secundário, universitário)

|

Ciências da Educação: Glossário

 

EDUCAÇÃO/ENSINO

 
Educação

Ensino da filosofia

Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Filosofia (textos)

Filósofos (biografias breves)

Glossário
 

CONSULTA ÚTIL

 

Amnistia Internacional

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Erasmus

Lusofonia (CPLP)

ONU

UNESCO

União Europeia

 

ARQUIVO

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

© 2003-2018 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados

Utilização de textos

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 19/01/18

Visitas         contador