A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser.

António Pinela

EuroSophia é um espaço de reflexão e de edição de textos.

Início     EuroSophia   |   Filosofia   |   Filósofos    eBooks   |   Glossário   |   Utilização de textos   |   Contacto

Filosofar requer reflexão

 

Ora bem, como ponto de partida, o aprendiz de filosofia deverá estar predisposto para a apreensão da dimensão do pensamento filosófico, o sentido da reflexão, o gosto pelo saber. É preciso ter presente que esta disciplina é um pouco diferente das restantes; não se aprende com uma breve leitura; requer análise, reflexão, questionamento; requer que se tome posição sobre a vida, os acontecimentos e o mundo. E requer também que o ser filosofante olhe para além de si mesmo.

É comum dizer-se que as disciplinas que constituem os curricula do Ensino Secundário não oferecem grandes dificuldades de estudo, embora sejam indicadas a Matemática e o Português como sendo matérias um pouco mais difíceis. Mas os meus alunos afirmavam que talvez não fosse bem assim, porque, diziam, “estas disciplinas são mais delimitadas e concretas que a filosofia”; ao lerem um livro ou um manual de uma daquelas matérias, acrescentavam, ficavam a saber de que conteúdo se tratava, logo à primeira, mas com a filosofia tinham algumas dificuldades, lamentavam-se.

Verbalizavam que a “filosofia exige que se leia muito, que alguns textos são extensos e complicados, que temos que conhecer grande número de conceitos, de definições…” Além disso, esta cadeira “obriga-nos a pensar sobre assuntos que antes não abordámos; temos que estar atentos às temáticas e reflectir sobre coisas que nos eram completamente alheias e que, talvez, não nos venham a interessar; como isso da ontologia, da metafísica, da  fenomenologia, da lógica; temos que estudar os valores, como a ética, a estética, a religião; e temas como o direito, a política, a justiça, a liberdade, a responsabilidade, mas também o conhecimento e o ser, e tantos outros assuntos que anteriormente não estudámos, nem sequer fizemos qualquer aproximação”.

“Que utilidade nos traz para a vida, saber tudo isto?” Interrogavam-se. E prosseguiam: “sabemos que a prática da Educação Física serve para educar o corpo, o estudo da Biologia permite-nos conhecer o corpo humano, mas a filosofia, qual a sua utilidade, de que fala, para que serve?”.

(António A. B. Pinela, Para que serve a filosofia, www.eurosophia.com, 2010, pp. 14-15). Ler Mais

 
 
 

REFLEXÕES

Imagens perturbadoras

A crítica

Contradições da Natureza Humana

Das coisas simples se faz filosofia

Desconsideração pelos bens do espírito

Ética e cidadania

Exigências do rigor reflexivo

Filosofar requer reflexão

Muito se diz sobre a filosofia

Natureza Humana

Os horizontes que temos do mundo

Para aprendizes de Filosofia

Preocupações metafísicas referentes ao homem

Saber dos nossos antepassados

Sentido da educação filosófica

Significado de mito

Vivência da filosofia

 

EDUCAÇÃO/ENSINO

Encyclopédie de la philosophie

Educação

Ensino da Filosofia

Erasmus

Estudo da filosofia

Filosofia

Filosofia (Discip. ens. superior)

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filósofos (biografias breves)

Glossário

Philosophie & religion

Scientific Research Publishing

Stanford Encyclopedia of Philosophy

 

CONSULTA ÚTIL

Ciberdúvidas

Amnistia Internacional

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Lusofonia (CPLP)

ONU

UNESCO

União Europeia

 

ARQUIVO

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

© 2003-2020 www.eurosophia.com - Todos os direitos reservados

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 09/06/20