A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser.

António Pinela

EuroSophia é um espaço de reflexão e de edição de textos.

Início     EuroSophia   |   Filosofia   |   Filósofos    eBooks   |   Glossário   |   Utilização de textos   |   Contacto

Muito se diz sobre a filosofia

 

Desde a sua origem, muito se tem dito sobre a filosofia. Para uns é muito importante, pois, diz-se, ela nos faz pensar e ajuda-nos a procurar o caminho da verdade; para outros, não é tanto assim, não passando de pura elucubração que anima o espírito dos filósofos. Pois que seja como cada um julgar. Filosofia é liberdade.

 

Desde que me encontrei com a Filosofia, intui que esta disciplina é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. É, portanto, um caminho para a verdade.

 

Sendo estudo crítico dos problemas que envolvem a natureza humana, a relação do homem com o universo, a relação do homem consigo próprio, com a sociedade, com o divino, com a vida e com a morte, a Filosofia possibilita uma visão do mundo muito mais conforme com a realidade. E porque nenhum assunto lhe está ausente, este tipo de saber, pelas suas características, é um saber inclusivo, dado que não exclui nenhuma necessidade do pensamento.

 

A Filosofia não nos faz só adquirir conhecimentos úteis, ela exerce sobre a nossa inteligência uma grande influência. Ensina-nos a compreender melhor aquele mundo que nos é familiar, no qual desenvolvemos experiências e saberes; o mundo das coisas, dos objectos, dos acontecimentos; das manifestações culturais, políticas e sociais; das pessoas.

 

É deste contacto e desta experiência vivida que as questões filosóficas brotam. É por isso que, assim o entendo, a Filosofia está ao alcance do entendimento comum. Para tanto, basta que orientemos o nosso pensamento para a busca de novos horizontes, que nos transportem para além do dia-a-dia, para uma vida mais consciente. De que podemos ter consciência activa? De todos os fenómenos psíquicos que em nós ocorrem: ideias, criações, sentimentos, vontades, sensações. É a partir desta consciência e destes fenómenos que emerge, em nós, a necessidade de comunicar os nossos pensamentos; então, surge o discurso». (António A. B. Pinela, Horizontes da Filosofia, eurosophia.com, pp. 13-14.  Ler mais

 
 
 

REFLEXÕES

Imagens perturbadoras

A crítica

Contradições da Natureza Humana

Das coisas simples se faz filosofia

Desconsideração pelos bens do espírito

Ética e cidadania

Exigências do rigor reflexivo

Filosofar requer reflexão

Muito se diz sobre a filosofia

Natureza Humana

Os horizontes que temos do mundo

Para aprendizes de Filosofia

Preocupações metafísicas referentes ao homem

Saber dos nossos antepassados

Sentido da educação filosófica

Significado de mito

Vivência da filosofia

 

EDUCAÇÃO/ENSINO

Encyclopédie de la philosophie

Educação

Ensino da Filosofia

Erasmus

Estudo da filosofia

Filosofia

Filosofia (Discip. ens. superior)

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filósofos (biografias breves)

Glossário

Philosophie & religion

Scientific Research Publishing

Stanford Encyclopedia of Philosophy

 

CONSULTA ÚTIL

Ciberdúvidas

Amnistia Internacional

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Lusofonia (CPLP)

ONU

UNESCO

União Europeia

 

ARQUIVO

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

© 2003-2020 www.eurosophia.com - Todos os direitos reservados

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 09/06/20