A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

Edição online

Página inicial  |  Filosofia  |  Filósofos  |  Glossário  |  Perfil do autor    

 

Deixem de humilhar o povo grego

 

Para os ignaros da história e da cultura, que dirigem a Europa desde Estrasburgo e Bruxelas, sob orientação da Alemanha; para os "jotas" e os sem profissão que viram na União Europeia um rico modo de vida, auferindo salários, reformas e benesses que ofende quem trabalha; para os eurocratas vingativos e ao serviço dos ditos mercados; para aqueles que estão a colocar a Grécia no colo da Rússia; eu, cidadão português e da Europa, humildemente lhes recomendo que, pelo menos, leiam o texto infra, do grande general e estadista ateniense, Péricles, do século V a.C., que confessa, em famoso discurso proferido em 431 a.C., aquando de um funeral dos primeiros que morreram na guerra:

«A nossa constituição não procura copiar as leis dos nossos vizinhos. Não os imitamos, somos antes um exemplo para eles. E seu nome é Democracia, pois as decisões não estão nas mãos de uns poucos, mas de muitos. Nas divergências particulares, todos os homens têm uma posição igual perante a lei, mas nas questões públicas são escolhidos pela sua aptidão, tendo-se em conta não a sua classe mas sim o seu mérito individual. (…). A nossa vida pública é regida com liberdade (...). As nossas relações privadas estão assim livres de ofensa, e na conduta pública somos fiéis às leis, principalmente por respeito, em obediência aos que estão no poder e pelas leis em si, especialmente aquelas aprovadas para ajudar os que são vítimas da injustiça e as leis que não estão escritas e que fazem a desonra com que todos concordamos…

Amamos a beleza sem luxo e a sabedoria sem brandura. (…). É possível aos mesmos homens cuidar de deveres públicos e privados e, apesar das várias ocupações, estarem perfeitamente familiarizados com a política. (…). Não consideramos os argumentos um entrave à acção, que parece mais ser impedida por não haver discussão prévia. (…). Os homens que sabem distinguir melhor os limites do prazer e da dor, e que por essa razão não fogem ao perigo, são considerados como tendo uma alma grande. Com respeito à humanidade, somos também diferentes da maioria, pois fazemos amigos ao concedermos benefícios e não por os recebermos. (…).

… Connosco, cada pessoa em particular pode facilmente mostrar-se auto-suficiente em muitos aspectos da vida e com as maiores graças. O poder que deste modo trouxemos à cidade revela que isto não é ostentação oral utilizada para efeito imediato, mas a realidade. Pois só Atenas, de entre as actuais cidades, excede a sua reputação em qualquer feito que empreenda; só ela não causa irritação no inimigo bélico quando reflecte por quem foi vencida e não nos seus cidadãos ressentimento por não estar apta a governá-los. O nosso poder é provado por muitos sinais e pela abundância de testemunhos; é objecto de admiração para os tempos presentes e sê-lo-á para o futuro» (Extractos do discurso fúnebre de Péricles, In J. M. Roberts , História Ilustrada do Mundo - O Mundo Greco-Romano, Lisboa, Círculo de Leitores, 1981, p. 55.

António A. B. Pinela, Reflexões, Domingo, 12.07.15

 
 

LIVROS/EBOOKS

 

De

 

António A. B. Pinela

 

 

Horizontes da Filosofia

Ver informação

 

 

 

Para que serve a filosofia

Ver informação

 

 

 

Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Ver informação

 

 

 

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

Ver informação

 

 

 

A Razão universal em Álvaro Ribeiro

Ver informação

 

 

 

A felicidade segundo santo Agostinho

Mais informação

 

 

 

A desigualdade entre os homens segundo Rousseau

Ver informação

 

 

 

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

Ver informação

 

 

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Ver informação

 

 

 

Como organizar um trabalho escolar

Ver informação

 

 

 

Ciências da Educação - Glossário

Ver informação

 

 

 

ARQUIVO

 

Pensamentos

 

Programas de Filosofia

(Ens. Secundário)

 

Filosofia (Discip. ens. superior)

 

Provérbios

 

Sabia que...

 

Sete Sábios da Grécia

 

 

 

ORGANIZAÇÕES

 

Amnistia Internacional

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

Diário da República Electrónico

 

Disputatio International Journal of Philosophy

 

Encyclopédie de la philosophie

 

Eurydice

 

European Schoolnet

 

European Universities Association

 

Lusofonia (CPLP)

 

Philosophie & religion

 

Portal europeu sobre oportunidades de educação e formação

 

Stanford Encyclopedia of Philosophy

 

The Paideia Archive

 

ONU

 

UNESCO

 

União Europeia

 

 

Sobre EuroSophia  | Condições de utilização de textos e imagens | |   Contactos

 

© 2003-2021 www.eurosophia.com  Todos os direitos reservados