EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Glossário Os meus livros/eBooks

Contactos

 

B

 

Barbárie

Ausência de civilização. A noção de «bárbaro» aplicava-se, pelos Gregos e pelos Romanos, a todos os estrangeiros. Foi um tempo em que os cristãos designavam assim todos aqueles que não eram discípulos de Cristo. Com efeito, não há uma civilização ocidental e a barbárie, mas diferentes civilizações. Inversamente, toda a civilização pode dar lugar a actos de barbárie, isto é, de atentar contra os direitos do homem (crimes nazis, torturas, repressões sanguinárias), de destruição de monumentos da cultura (bibliotecas queimadas, estátuas destruídas, etc.). Toda a forma de violência é um acto de barbárie. A barbárie opõe-se, mais precisamente, ao humanismo.

 

Behaviorismo 

(Do ing. behaviour, «conduta», «comportamento»)   Método psicológico fundado sobre a observação objectiva. Para o behaviorismo, o objecto da psicologia é o comportamento exterior dos homens (e não o interior do sujeito). Porquanto, esta teoria é considerada apenas como o modo funcional e reaccional dos organismos vivos, não tendo por isso em consideração, na pessoa humana, os factores psíquicos.

 

Bom Senso

Em Descartes: faculdade de discernir entre o verdadeiro e o falso: «o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente aquilo a que se chama bom senso ou razão, é naturalmente igual em todos os homens.» (Disc. do Mét. I). Vulgarmente diz-se que o bom senso é a tendência natural para julgar equilibradamente em matéria de vida prática. O bom senso é o primeiro critério para julgar e avaliar a aprendizagem.

 

Braman

Na filosofia indiana, a alma como expressão da vida universal. Opõe-se a atman, que é a alma individual de cada homem.

 

Bramanismo

Organização social, política e religiosa que, desde o séc. XVI a.C., vigora no Industão. As suas fontes são os livros sagrados dos Veda, Brâmane e Sutra. Enquanto religião engloba uma infinidade de deuses submetidos à trindade (Vixnu, Xiva e Brama), que é o deus supremo: hinduísmo. Enquanto movimento social, organizou a população em castas dentro duma escala hierárquica constituída por brâmanes (sacerdotes e letrados), xátrias (guerreiros), vaisias (comerciantes) e sudras (camponeses e servos). Abaixo destas castas situam-se os impuros e os párias.

 
 

TEXTOS

Agostinho e o retiro de Cassicíaco

 
Felicidade e conduta humana
 
A exigência do rigor reflexivo
 
A natureza humana
 

EDUCAÇÃO/ENSINO

Disputatio International Journal of Philosophy

Encyclopédie de la philosophie

Educação

Ensino da filosofia

Erasmus

Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Filosofia (textos)

Filósofos (biografias breves)

Glossário

Philosophie & religion

Stanford Encyclopedia of Philosophy

 

CONSULTA ÚTIL

Ciberdúvidas

Amnistia Internacional

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Lusofonia (CPLP)

ONU

UNESCO

União Europeia

 

ARQUIVO

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

 
© 2003-2019 www.eurosophia.com - Todos os direitos reservados Webmaster: arb.pinela@sapo.pt
Sobre o autor dos textos Última actualização: 16/03/19
Utilização de texto

Contacto