Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

B

 

Barbárie

Ausência de civilização. A noção de «bárbaro» aplicava-se, pelos Gregos e pelos Romanos, a todos os estrangeiros. Foi um tempo em que os cristãos designavam assim todos aqueles que não eram discípulos de Cristo. Com efeito, não há uma civilização ocidental e a barbárie, mas diferentes civilizações. Inversamente, toda a civilização pode dar lugar a actos de barbárie, isto é, de atentar contra os direitos do homem (crimes nazis, torturas, repressões sanguinárias), de destruição de monumentos da cultura (bibliotecas queimadas, estátuas destruídas, etc.). Toda a forma de violência é um acto de barbárie. A barbárie opõe-se, mais precisamente, ao humanismo.

 

Behaviorismo 

(Do ing. behaviour, «conduta», «comportamento»)   Método psicológico fundado sobre a observação objectiva. Para o behaviorismo, o objecto da psicologia é o comportamento exterior dos homens (e não o interior do sujeito). Porquanto, esta teoria é considerada apenas como o modo funcional e reaccional dos organismos vivos, não tendo por isso em consideração, na pessoa humana, os factores psíquicos.

 

Bom Senso

Em Descartes: faculdade de discernir entre o verdadeiro e o falso: «o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente aquilo a que se chama bom senso ou razão, é naturalmente igual em todos os homens.» (Disc. do Mét. I). Vulgarmente diz-se que o bom senso é a tendência natural para julgar equilibradamente em matéria de vida prática. O bom senso é o primeiro critério para julgar e avaliar a aprendizagem.

 

Braman

Na filosofia indiana, a alma como expressão da vida universal. Opõe-se a atman, que é a alma individual de cada homem.

 

Bramanismo

Organização social, política e religiosa que, desde o séc. XVI a.C., vigora no Industão. As suas fontes são os livros sagrados dos Veda, Brâmane e Sutra. Enquanto religião engloba uma infinidade de deuses submetidos à trindade (Vixnu, Xiva e Brama), que é o deus supremo: hinduísmo. Enquanto movimento social, organizou a população em castas dentro duma escala hierárquica constituída por brâmanes (sacerdotes e letrados), xátrias (guerreiros), vaisias (comerciantes) e sudras (camponeses e servos). Abaixo destas castas situam-se os impuros e os párias.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto