Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

E

 

Ecologia

Estudo das relações que os seres vivos mantêm com o meio em que vivem, Apoia-se em conhecimentos fornecidos pela biologia, geografia, geologia, botânica e zoologia, e opera a síntese dos mesmos com vista a explicar os grandes equilíbrios naturais e guiar a acção do homem na sua preservação.

 

Édipo

Herói da mitologia grega, filho de Laio, rei de Tebas, e de Jocasta. Segundo o oráculo, Édipo havia de matar o pai e casar com a mãe. Fugiu, por isso, da sua pátria, para que tal profecia se não cumprisse, mas em vão. Sófocles tratou o tema em duas tragédias imortais: Édipo-Rei e Édipo-Colono. 

 

Édipo (Complexo de)

Nome dado por Freud ao suposto apego da criança ao progenitor do sexo oposto, recalcado pelo conflito ambivalente com o genitor do mesmo sexo, simultaneamente amado, odiado e temido.

 

Educação

(Do lat. ducere, conduzir). Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras. Sentido lato: processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício. Por exemplo: «educação dos sentidos». Sentido pedagógico: Conjunto dos processos pelos quais são metodicamente desenvolvidas as faculdades da criança, do adolescente, do jovem e do adulto. E «educar é orientar o indivíduo para uma arte de viver; entendendo por arte de viver a expressão completa de todas as capacidades do homem, no ambiente que o rodeia.» (Whiteead).

 

Efabulação

Atitude normal na criança; a efabulação consiste em substituir a realidade por algo que ela cria ou imagina, mas em que crê como autêntica realidade.

 

Empirismo

Conhecimento prático adquirido apenas pela experiência imediata, não metódico nem racionalmente interpretado e organizado. Do ponto de vista filosófico, é a doutrina segundo a qual todo o conhecimento humano deriva da experiência. Doutrina desenvolvida por Locke e Hume), o empirismo opõe-se ao racionalismo e à teoria das ideias inatas (Descartes).

 

Ensaio

Numa perspectiva mais geral, ensaio significa: 1) Experiência que se faz para verificar se um projecto convém ao fim em vista. É, portanto, uma tentativa que visa atingir um fim, um resultado. 2) Repetição, antes da apresentação ao público, de uma obra teatral ou musical. 3) Numa perspectiva académica, é uma produção literária que analisa e desenvolve temas filosóficos, científicos, históricos ou artísticos em perspectiva original. É um exercício, uma prova das faculdades ou das aptidões a fim de resolver um problema, de responder a uma pergunta, ou uma tentativa de realização, de aplicação de um princípio, de uma regra de pensamento ou de acção. O ensaio indica a organização de ideias de formas diferentes: composições, relatórios, investigações, ou sobre acontecimentos de que o autor foi participante ou espectador.

 

Ensaios e Erros

Processo de tacteios "cegos", dos quais se eliminam progressivamente os erros e que, segundo alguns estudiosos, está na base da formação dos hábitos.

 

Ensino

Acção pela qual o professor transmite ao aluno, faz adquirir, compreender, aprender e assimilar conhecimentos gerais ou específicos, modos de pensamento e procedimentos, pelo emprego de métodos apropriados, graças à sua própria competência. Ensinar é, ainda, ajudar a compreender o ser que cada um é no mundo em que cada um vive.

 

Ensino Teórico-Prático

O ensino reveste-se de carácter teórico e prático, ou teórico-prático, conforme a índole da disciplina. O ensino teórico consiste, fundamentalmente, em exposições sobre pontos essenciais da matéria, suas inter-relações, pistas de abordagem e controvérsias que suscitam. Os trabalhos práticos desenvolvem-se, de acordo com a índole das disciplinas, em sessões consagradas à discussão da matéria teórica, com a participação activa dos alunos, em exercícios práticos, orais ou escritos, em actividades de campo, sala ou laboratório, em análises críticas ou interpretativas, na classificação ou na leitura de textos, documentos, mapas, peças de arte ou de arqueologia, em visitas de estudo, etc.

 

Escatologia

Parte da teologia que se ocupa das últimas coisas, dos fins últimos do homem, e que pode ser apresentada em contexto profético ou apocalíptico, tal como o Juízo Final, a Parusia, etc.

 

Escolástica

Doutrina ensinada nas escolas da Idade Média, no ocidente, sobretudo a partir de São Tomás de Aquino (1225-1274), fundamentada na tradição aristotélica e que, realçando a possibilidade de harmonizar a razão e a fé, procurou conciliar, em sistema coerente, a filosofia aristotélica com o dogma cristão. Um ensino diz-se escolástico: 1) pelo seu formalismo, o seu tradicionalismo ou o seu palavreado inútil; 2) ou se faz lembrar a filosofia escolástica, formalista, abstracta, teológica da Idade Média.

 

Eucaristia

Sacramento em que, segundo o dogma católico, corpo, sangue, alma e divindade de Cristo estão presentes sob as espécies de pão e vinho; a hóstia consagrada.

 

Eudemonismo

Toda doutrina que assume a felicidade como fundamento da vida moral.

 

Experiência

(Do lat. experire, experimentar). Conhecimento das coisas adquirido pela prática e pela observação; verificação do que se deseja saber de pessoa ou coisa, submetendo-a a prova. Mas também, em sentido lato: 1) aquisição moral ou técnica fornecida pelo tempo e pelos costumes (os idosos evocam a sua experiência; um artesão adquire experiência); 2) conhecimento devido à acção do mundo sobre o sujeito que a apreende pelos sentidos (é por experiência que, pouco a pouco, descobrimos as coisas que nos rodeiam); 3) em sentido restrito: acção de experimentar ou de observar certos fenómenos (na aula de química os alunos fazem experiências). Neste caso, para evitar confusões, pode-se empregar o termo experimentação. «O homem beneficia de duas experiências: a que lhe proporciona os sentidos, a sensibilidade, e esta é-lhe comum com o animal; e a que lhe vem da razão – modo superior de conhecimento que lhe pertence só a ele. Esta última fornece-lhe um mundo de conceitos, de ideias, de leis que são universais, invariáveis e iguais a si mesmas. As ideias geométricas, os conceitos físicos, as leis científicas não variam: são imutáveis, unas e universais» (Rafael. Gambra, Peq. Hist. da Filos., pp. 51-53).

 

Experimentação

Acção ou efeito de experimentar. Método científico que consiste em provocar observações, com vista a verificar uma probabilidade, uma hipótese (cf. verificação).

 

Expressão

Acto ou efeito de exprimir ou de expressar; manifestação do pensamento ou das ideias. Forma dos seres humanos comunicarem as suas vivências interiores, manifestarem o que sentem, o que pensam, o que querem. Tem tido a sua representação em todas as artes: do teatro à escultura, dança, música, etc.

 

Extrapolação

A extrapolação é a actividade mental que permite elaborar prolongamentos, tirar consequências a partir de observações, de tendências fornecidas numa informação. Considera-se também extrapolação a acção ou efeito de tornar extensivos os conhecimentos e métodos à resolução de um problema com base noutro semelhante.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto