Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

H

 

Hipótese

Teoria não demonstrada mas provável. A hipótese é a ideia pela qual se interpreta os factos. Nas ciências experimentais, é uma proposição aceite provisoriamente e destinada a ser submetida à verificação da experiência: «Uma ideia antecipada ou uma hipótese é o ponto de partida necessário de todo o raciocínio experimental.» (Cl. Bernard), mas é apenas uma proposta de explicação emitida para verificar ou eliminar por experimentação. A ciência como a reflexão filosófica consistem num perpétuo vai-e-vem entre os factos (observados) e as ideias (hipóteses). A observação dos factos é o primeiro momento da investigação; a hipótese explicativa é o segundo momento; a verificação experimental, o terceiro, e modelo explicativo, ou lei, o quarto.

 

Hipóteses (Formulação de)

Acto ou efeito de formular. Em matemática, e em outros sistemas dedutivos, proposição ou conjunto de proposições aceites como ponto de partida para deduzir delas consequências lógicas. Nas ciências experimentais, explicação plausível dos factos provisoriamente adoptada com o fim principal de submetê-la a uma verificação metódica pela experiência.

 

Historicidade

Carácter da realidade histórica: «A historicidade de Jesus». Na linguagem existencialista: condição do existente humano que, embora comprometido no tempo e solidário com o próprio passado, dele se liberta, situando-se em relação a ele, e se projecta livremente na direcção do futuro.

 

Historicismo

Sistema filosófico que não vê, em nenhuma das manifestações da realidade espiritual, no conhecimento da verdade, na religião, na moral, e no direito, senão mudanças e evolução, o que leva a rejeitar tudo quanto é permanente, e eternamente válido e em si mesmo absoluto.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto