EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Glossário Os meus livros/eBooks

Contactos

 

H

 

Hipótese

Teoria não demonstrada mas provável. A hipótese é a ideia pela qual se interpreta os factos. Nas ciências experimentais, é uma proposição aceite provisoriamente e destinada a ser submetida à verificação da experiência: «Uma ideia antecipada ou uma hipótese é o ponto de partida necessário de todo o raciocínio experimental.» (Cl. Bernard), mas é apenas uma proposta de explicação emitida para verificar ou eliminar por experimentação. A ciência como a reflexão filosófica consistem num perpétuo vai-e-vem entre os factos (observados) e as ideias (hipóteses). A observação dos factos é o primeiro momento da investigação; a hipótese explicativa é o segundo momento; a verificação experimental, o terceiro, e modelo explicativo, ou lei, o quarto.

 

Hipóteses (Formulação de)

Acto ou efeito de formular. Em matemática, e em outros sistemas dedutivos, proposição ou conjunto de proposições aceites como ponto de partida para deduzir delas consequências lógicas. Nas ciências experimentais, explicação plausível dos factos provisoriamente adoptada com o fim principal de submetê-la a uma verificação metódica pela experiência.

 

Historicidade

Carácter da realidade histórica: «A historicidade de Jesus». Na linguagem existencialista: condição do existente humano que, embora comprometido no tempo e solidário com o próprio passado, dele se liberta, situando-se em relação a ele, e se projecta livremente na direcção do futuro.

 

Historicismo

Sistema filosófico que não vê, em nenhuma das manifestações da realidade espiritual, no conhecimento da verdade, na religião, na moral, e no direito, senão mudanças e evolução, o que leva a rejeitar tudo quanto é permanente, e eternamente válido e em si mesmo absoluto.

 
 

TEXTOS

Agostinho e o retiro de Cassicíaco

 
Felicidade e conduta humana
 
A exigência do rigor reflexivo
 
A natureza humana
 

EDUCAÇÃO/ENSINO

Disputatio International Journal of Philosophy

Encyclopédie de la philosophie

Educação

Ensino da filosofia

Erasmus

Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Filosofia (textos)

Filósofos (biografias breves)

Glossário

Philosophie & religion

Stanford Encyclopedia of Philosophy

 

CONSULTA ÚTIL

Ciberdúvidas

Amnistia Internacional

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Lusofonia (CPLP)

ONU

UNESCO

União Europeia

 

ARQUIVO

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

 
© 2003-2019 www.eurosophia.com - Todos os direitos reservados Webmaster: arb.pinela@sapo.pt
Sobre o autor dos textos Última actualização: 16/03/19
Utilização de texto

Contacto