A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A B Pinela

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Glossário Contacto Os meus livros/eBooks
 

S

 

Sensoriomotor

Este termo designa os fenómenos simultaneamente relativos à sensação e à motricidade. Pedagogicamente, o termo faz referência a uma acção que é de natureza a favorecer o jogo das funções de relações do indivíduo com o mundo exterior, segundo as impressões ou as informações que ele recebe deste pelos sentidos.

 

Síntese

Operação intelectual pela qual o espírito reúne, num conjunto coerente, todos os elementos do conhecimento respeitantes a um objecto do conhecimento. Tal processo requer uma actividade do espírito que compara e unifica, e faz operar a fusão das ideias numa ideia nova mais simples e mais clara. Um pensamento desligado, uma afirmação isolada, apresenta-se sempre arbitrário e individual. O processo do espírito implicado pela síntese consiste em recompor um todo com a ajuda dos elementos separados pela análise. A análise parte do mais complexo para o mais simples, a síntese faz o trajecto inverso, parte do mais simples para o mais complexo. Qualquer ensino, qualquer, actividade intelectual, deve necessariamente aplicar-se a completar o processo analítico com o processo sintético, a equilibrar o espírito de análise com o espírito de síntese, sem o que o pensamento ficaria amarrado aos elementos sem lhes aperceber as ligações no todo, e as ligações deste com os elementos. Portanto, a síntese é uma exposição que reúne os diferentes elementos de um conjunto. Uma tal exposição requer uma actividade do espírito que compara e unifique, e que faça operar uma fusão das ideias numa ideia nova mais simples e mais clara – é a ideia geral que nos fica depois da apreensão do todo.

 

Socialização

Processo pelo qual o comportamento dos indivíduos é modelado no sentido de se conformar com os modelos da sua sociedade. Por socialização designa-se, hoje em dia, o processo de integração do indivíduo na vida de um grupo, desenvolvido ao longo dos anos. Torna-se cada vez mais patente que o caminhar do indivíduo bem como da sociedade são determinados, de forma decisiva, pelo decurso favorável deste processo.

 

Subjectivismo

Tendência ou atitude filosófica em que o valor do conhecimento depende apenas das condições subjectivas. Contrapõe-se ao objectivismo e reduz a realidade existente à realidade do EU. Conduz, geralmente, à adopção de sistemas relativistas e à negação dos valores absolutos e universais. O subjectivismo leva ao cepticismo em gnosiologia, ao utilitarismo em ética, ao capricho e extravagância em arte.

 
 

LIVROS/EBOOKS

 

Horizontes da Filosofia

 
Para que serve a Filosofia
|

Organização e Desenvolvimento Curricular

(Est. universitários, professores)

 

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

|

Como Organizar Um Trabalho Escolar

(ens. secundário, universitário)

 
Vergílio Ferreira e o Existencialismo
 

Ciências da Educação: Glossário

 

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

!

Rousseau denuncia as causas das desigualdades

|

A felicidade segundo Santo Agostinho

|

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO/ENSINO

 
Disputatio International Journal of Philosophy
Encyclopédie de la philosophie
Educação

Ensino da filosofia

Erasmus
Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Filosofia (textos)

Filósofos (biografias breves)

Glossário
Philosophie & religion
Stanford Encyclopedia of Philosophy
 

CONSULTA ÚTIL

 
Ciberdúvidas

Amnistia Internacional

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Lusofonia (CPLP)

ONU

UNESCO

União Europeia

 

ARQUIVO

 

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 
© 2003-2018 eurosophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 06/03/18