Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

S

 

Sensoriomotor

Este termo designa os fenómenos simultaneamente relativos à sensação e à motricidade. Pedagogicamente, o termo faz referência a uma acção que é de natureza a favorecer o jogo das funções de relações do indivíduo com o mundo exterior, segundo as impressões ou as informações que ele recebe deste pelos sentidos.

 

Síntese

Operação intelectual pela qual o espírito reúne, num conjunto coerente, todos os elementos do conhecimento respeitantes a um objecto do conhecimento. Tal processo requer uma actividade do espírito que compara e unifica, e faz operar a fusão das ideias numa ideia nova mais simples e mais clara. Um pensamento desligado, uma afirmação isolada, apresenta-se sempre arbitrário e individual. O processo do espírito implicado pela síntese consiste em recompor um todo com a ajuda dos elementos separados pela análise. A análise parte do mais complexo para o mais simples, a síntese faz o trajecto inverso, parte do mais simples para o mais complexo. Qualquer ensino, qualquer, actividade intelectual, deve necessariamente aplicar-se a completar o processo analítico com o processo sintético, a equilibrar o espírito de análise com o espírito de síntese, sem o que o pensamento ficaria amarrado aos elementos sem lhes aperceber as ligações no todo, e as ligações deste com os elementos. Portanto, a síntese é uma exposição que reúne os diferentes elementos de um conjunto. Uma tal exposição requer uma actividade do espírito que compara e unifique, e que faça operar uma fusão das ideias numa ideia nova mais simples e mais clara – é a ideia geral que nos fica depois da apreensão do todo.

 

Socialização

Processo pelo qual o comportamento dos indivíduos é modelado no sentido de se conformar com os modelos da sua sociedade. Por socialização designa-se, hoje em dia, o processo de integração do indivíduo na vida de um grupo, desenvolvido ao longo dos anos. Torna-se cada vez mais patente que o caminhar do indivíduo bem como da sociedade são determinados, de forma decisiva, pelo decurso favorável deste processo.

 

Subjectivismo

Tendência ou atitude filosófica em que o valor do conhecimento depende apenas das condições subjectivas. Contrapõe-se ao objectivismo e reduz a realidade existente à realidade do EU. Conduz, geralmente, à adopção de sistemas relativistas e à negação dos valores absolutos e universais. O subjectivismo leva ao cepticismo em gnosiologia, ao utilitarismo em ética, ao capricho e extravagância em arte.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto