Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   
Aristóteles
 

Filósofo grego, nasceu em Estagira, na Macedónia e faleceu em Eubeia (384-322 a. C.). Aos dezoito anos foi para Atenas, para ingressar na Academia de Platão, de quem foi discípulo durante vinte anos. Devido à morte de Platão, Aristóteles deixa Atenas, iniciando um período de amadurecimento intelectual que o levou a abandonar progressivamente a filosofia do mestre. Em 335 a. C. regressa a Atenas e funda a sua própria escola, o Liceu, no qual teve origem a escola peripatética. Este período de estada em Atenas, que dedicou ao ensino e à investigação (foi preceptor de Alexandre Magno [355 a.C.]), terminou com a morte de Alexandre Magno. Um ano depois de deixar Atenas, morreu na Ilha de Eubeia aos sessenta e dois anos de idade. Aristóteles é, a par de Platão (há quem diga mais do que Platão), a figura que maior influência exerceu em todo o pensamento filosófico posterior. É em torno da doutrina de Aristóteles, em particular da sua Lógica e da sua Teoria do Conhecimento, que se desenvolve a filosofia da Idade Média. 
Conservam-se alguns fragmentos dos seus escritos de juventude (que receberam a influência de Platão), e um conjunto de tratados completos, denominados corpus aristotelicum.
Os tratados de Aristóteles são constituídos por notas dos seus cursos, reunidas numa vasta enciclopédia e repartidos em quatro grupos: 1.º - a Lógica (os Analíticos), cuja influência foi considerável na Idade Média. Foi Aristóteles que propôs as definições dos vocábulos «dedução» e  «intuição», que esclareceu as noções de «conceito», «juízo» e de «raciocínio», tal como os empregamos, correntemente, hoje; 2.º - as obras de Filosofia da natureza (a Física), que desenvolve uma filosofia vitalista de que Leibniz, Schelling e mesmo Bergson se reclamam; 3.º - Uma Metafísica, que explica a origem do movimento do mundo a partir de Deus, «acto supremo». Estuda as questões de ontologia e de teologia; 4.º -  uma Moral prática (Ética a Nicómaco, Política), que alia a visão retrógrada da Antiguidade (necessidade da escravatura, noções de raças inferiores) a visões novas e modernas (importância do meio geográfico, económico e social, ideia de uma política fundada na experiência).

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto