A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A B Pinela

 

A Filosofia é (...)  a actividade mais natural do homem e o inquérito filosófico o mais caracteristicamente humano. Rafael Gambra.

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 
Aristóteles
 

Filósofo grego, nasceu em Estagira, na Macedónia e faleceu em Eubeia (384-322 a. C.). Aos dezoito anos foi para Atenas, para ingressar na Academia de Platão, de quem foi discípulo durante vinte anos. Devido à morte de Platão, Aristóteles deixa Atenas, iniciando um período de amadurecimento intelectual que o levou a abandonar progressivamente a filosofia do mestre. Em 335 a. C. regressa a Atenas e funda a sua própria escola, o Liceu, no qual teve origem a escola peripatética. Este período de estada em Atenas, que dedicou ao ensino e à investigação (foi preceptor de Alexandre Magno [355 a.C.]), terminou com a morte de Alexandre Magno. Um ano depois de deixar Atenas, morreu na Ilha de Eubeia aos sessenta e dois anos de idade. Aristóteles é, a par de Platão (há quem diga mais do que Platão), a figura que maior influência exerceu em todo o pensamento filosófico posterior. É em torno da doutrina de Aristóteles, em particular da sua Lógica e da sua Teoria do Conhecimento, que se desenvolve a filosofia da Idade Média. 
Conservam-se alguns fragmentos dos seus escritos de juventude (que receberam a influência de Platão), e um conjunto de tratados completos, denominados corpus aristotelicum.
Os tratados de Aristóteles são constituídos por notas dos seus cursos, reunidas numa vasta enciclopédia e repartidos em quatro grupos: 1.º - a Lógica (os Analíticos), cuja influência foi considerável na Idade Média. Foi Aristóteles que propôs as definições dos vocábulos «dedução» e  «intuição», que esclareceu as noções de «conceito», «juízo» e de «raciocínio», tal como os empregamos, correntemente, hoje; 2.º - as obras de Filosofia da natureza (a Física), que desenvolve uma filosofia vitalista de que Leibniz, Schelling e mesmo Bergson se reclamam; 3.º - Uma Metafísica, que explica a origem do movimento do mundo a partir de Deus, «acto supremo». Estuda as questões de ontologia e de teologia; 4.º -  uma Moral prática (Ética a Nicómaco, Política), que alia a visão retrógrada da Antiguidade (necessidade da escravatura, noções de raças inferiores) a visões novas e modernas (importância do meio geográfico, económico e social, ideia de uma política fundada na experiência).

 
 

EBOOKS/FILOSOFIA

 

Horizontes da Filosofia

 

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

 

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

 

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

 

A felicidade segundo Santo Agostinho

 

Rousseau denuncia as causas das desigualdades

 

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EBOOKS/EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

 

Como Organizar Um Trabalho Escolar

 

Ciências da Educação: Glossário

 

FRAGMENTOS

 

Etimologia da palavra Filosofia

O mito

A vivência da Filosofia

A reflexão sobre as coisas

Escrever sobre os «Horizontes da filosofia»

 

ARQUIVO

 

Educação

Ensino da filosofia

Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

© 2003-2017 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados

Utilização de textos

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 28/05/17