Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

Epicuro

 

Filósofo grego (341-270 a.C.), seu pai, o ateniense Néocles, era mestre-escola, sua mãe praticava a magia. Dedicou-se à filosofia muito cedo, tendo sido iniciado por Nausífanes de Teo no sistema de Demócrito. Passou grande parte da sua vida em Atenas, onde fundou uma escola em 306; escola a céu aberto (o célebre «Jardim de Epicuro»), onde vivia em comunidade com amigos e discípulos.
Dele ficaram três cartas que contêm o resumo da sua doutrina e, em particular, da sua moral: Epicuro ensinava que o prazer é o supremo bem, entendo por isso, não o que dele se disse, e talvez um pouco ligeiramente e injustamente, que o homem deve abandonar-se às volúpias fáceis, mas, ao invés, que a felicidade (ou prazer) é a recompensa da sabedoria, da cultura do espírito e também da prática da virtude.
A sua doutrina do «cálculo dos prazeres», fonte de tantos mal-entendidos, requer ser esclarecida: Epicuro propõe como alvo alcançar um uso racional dos prazeres, que classifica em três grupos: 1.º favorecer; 2.º admitir; 3.º evitar. Propõe, então, favorecer aqueles prazeres que são «naturais» e «necessários»; admitir aqueles que são naturais mas não necessários; evitar aqueles que não são naturais nem necessários. Assim, aceder-se-á ao estado privilegiado do homem, que é o repouso da alma, a ataraxia.
O Jardim de Epicuro era um porto de paz no seio da sociedade atormentada de Atenas do século IV a.C., e refugio de discípulos activos. A frugalidade e uma relativa austeridade ali se faziam sentir. O epicurismo teve uma grande difusão pelo mundo romano. A escola durou até a o século IV d.C., mas teve um fraco desenvolvimento, conforme o desejo do mestre, que queria discípulos fiéis como impunha a filosofia do mestre. Epicuro expôs a sua doutrina num grande número de escritos, a maior parte deles perdidos.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto