Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

Martin Heidegger

 

Martin Heidegger, filósofo alemão (1889-1976), nasceu em Messkirch. Foi aluno de Husserl, e defendeu, em 1916, a sua tese sobre a Doutrina das Categorias em Dunos Escoto. Figura polémica, é objecto de várias discussões. Foi professor em Marburgo e depois em Friburgo (1928). Em 1933 é nomeado Reitor desta Universidade, quando o regime de Hitler já dominava. O seu discurso, pela ocasião da tomada de posse como Reitor, marcará para sempre o filósofo e será, vezes sem conta, lembrado pelos opositores do regime. É certo que alguns meses depois, o filósofo demite-se do cargo, mas aquela marca acompanhá-lo-á para sempre. Tanto assim que, em 1945, quando os aliados procederam à ocupação, é suspenso da sua cátedra. É reconduzido anos mais tarde, em 1952. Contudo, a sua actividade universitária perdera o brilho inicial.
A sua condição de Reitor, naquele tempo, ensombrou a sua vida, impedindo que esta seja julgada sem aquela referência à experiência política, que foi o nacional-socialismo alemão.
Heidegger escreveu várias obras, indicam-se as principais: O Ser e o Tempo (1927), em que desenvolve uma ontologia existencial que situa, como ponto de partida da reflexão filosófica, a compreensão que o homem tem de si próprio e do mundo. Para tal é necessário analisar o «Dasein» (ser-aí), o qual dá aceso ao horizonte em que se revela o sentido do ser. Para Heidegger, o homem é «pastor do ser», criticando a ciência moderna que se esquece do «ser»; Kant e o Problema da Metafísica (1929); Doutrina de Platão sobre a Verdade (1947); Carta sobre o Humanismo (1947); Da Essência da Verdade (1947); Sendas Perdidas (1950).

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto