Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

Heraclito de Éfeso (Pré-socrático)

 

A filosofia Jónica culmina com Heraclito, (540-480 a. C.), o mais espantoso dos pré-socráticos”, no dizer de Jean Bernhardt. Com ele, e pela primeira vez, surge “o próprio problema da pesquisa e do homem que a institui”, escreve Nicola Abbagnano, na sua História da Filosofia.

Heraclito de Éfeso, filho de Blóson (ou, como também é dito, de Héracon), atingiu a sua plenitude na 69ª Olimpíada (504-501 a. C.). Terá sido excepcionalmente altivo e arrogante, com claramente se percebe por esta frase do seu livro, que diz: “o muito aprender não ensina a ter inteligência...” Acabou por se converter num misantropo, retirou-se do mundo e foi viver para as montanhas, e aí se alimentava de ervas e plantas. Tendo, segundo Diógenes Laércio, IX, I, adoecido de hidropsia, desceu à cidade e findou os seus dias com cerca de sessenta anos.

Defendia a mudança radical de todas as coisas governada pelo Logos. Com efeito, tudo está em permanente devir. O fogo seria para ele o elemento primordial constituinte do universo: “Este mundo, o mesmo para todos os seres, nenhum dos deuses nem dos homens o criou; sempre foi, é e será fogo eternamente vivo, que se acende com medida e com medida se extingue” (fr. 30).

O livro que lhe é atribuído é denominado Da Natureza com base no conteúdo principal e divide-se em três discursos: Do Universo, Da Política e Da Teologia.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto