A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A B Pinela

 

A Filosofia é (...)  a actividade mais natural do homem e o inquérito filosófico o mais caracteristicamente humano. Rafael Gambra.

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

John Locke

 

Filósofo inglês (1632-1704). Vindo de uma família liberal, Lock defendeu, com toda a sua força, o liberalismo, bem como os ideais que radicam na racionalidade, tolerância, filantropia e liberdade religiosa. Filho de um jurista, Locke fez os seus estudos secundários em Londres, depois entrou para a universidade de Oxford. Depois de abandonar os estudos de Teologia, o seu interesse pela realidade levou-o a ocupar-se de Física, de Química, de Medicina e de Política. A sua condição de desterrado levou-o a viajar pela Holanda, França e Alemanha, regressando a Inglaterra após a Revolução de 1688. Morreu em 1704.
Entre as sua obras, destacam-se: a sua Filosofia do direito, diferentemente de Hobbes, é uma justificação da tolerância, Cartas Sobre a Tolerância (1689). A sua teoria sobre a origem do conhecimento, Ensaio Sobre o Conhecimento Humano (1690), tido como fundamento do empirismo, afirma que todo o conhecimento provém da experiência, seja ela externa (sensações) ou interna (a reflexão ou auto-percepção. Em Dois Tratados da Governação Civil (1690), analisa a passagem do estado natural à sociedade civil. Propõe um modelo de estado que reside na soberania popular. Devido ao desenvolvimento desta teoria, é considerado o iniciador do liberalismo moderno. Deve-se-lhe, além disso, um tratado sobre a Educação (1693), onde ele apresenta o cristianismo primitivo como a religião natural que está no coração humano. De realçar ainda, A Racionalidade do Cristianismo (1695).

 
 

EBOOKS/FILOSOFIA

 

Horizontes da Filosofia

 

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

 

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

 

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

 

A felicidade segundo Santo Agostinho

 

Rousseau denuncia as causas das desigualdades

 

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EBOOKS/EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

 

Como Organizar Um Trabalho Escolar

 

Ciências da Educação: Glossário

 

FRAGMENTOS

 

Etimologia da palavra Filosofia

O mito

A vivência da Filosofia

A reflexão sobre as coisas

Escrever sobre os «Horizontes da filosofia»

 

ARQUIVO

 

Educação

Ensino da filosofia

Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

© 2003-2017 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados

Utilização de textos

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 28/05/17