Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

Karl Marx

 

Filósofo e economista alemão (1818-1883), nasceu de uma família liberal de origem israelita; estudou em Trèves e nas universidades de Bona e de Berlim. Nesta última cidade, sofreu a influência da doutrina de Hegel e relacionou-se com Ludwig  Feuerbach. Depois de apresentar a sua tese sobre a filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro, colaborou na revista A Gazeta Renana, fundada pelos radicais da oposição.
Com objectivo de tomar contacto com os socialistas franceses, fixou residência em Paris de 1843 a 1845: colaborou no primeiro e único número dos Anais franco-alemães e escreveu, de colaboração com Engels, A Sagrada Família. Expulso de França, retirou-se para Bruxelas, opondo o seu livro Miséria da Filosofia ao de  Proudhon intitulado Filosofia da Miséria.  
Foi encarregado por um congresso da Liga dos comunistas de redigir juntamente com Engels o Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848. Depois de ter tomado parte activa na revolução de 1848 na Renânia, Marx refugiou-se em Londres, onde iria passar a maior parte da sua vida. Escreveu a Contribuição para a crítica da economia política (1859) e especialmente O Capital (1867). 
Marx desempenhou um papel decisivo na formação da Primeira Internacional (Associação internacional dos trabalhadores), em 1864. Aí combateu as tendências dos partidários de Proudhon e de Bakunine. Marx morreu em Londres a 14 de Março de 1883.

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto