A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A B Pinela

 

A Filosofia é (...)  a actividade mais natural do homem e o inquérito filosófico o mais caracteristicamente humano. Rafael Gambra.

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Protágoras de Abdera (Sofista)

 

Protágoras nasceu em Abdera, cerca de 480 a.C. Foi o primeiro que se intitulou sofista e mestre de virtude. Ensinou durante 40 anos por todas as cidades da Grécia. Esteve repetidas vezes em Atenas, onde teve grande êxito, sobretudo entre os jovens, sendo honrado e procurado por Péricles e Eurípedes. Acusado de ateísmo, teve de fugir de Atenas, onde foi processado e condenado por impiedade, e a sua obra sobre os deuses foi queimada na praça pública. Refugiou-se então na Sicília, onde morreu com setenta anos (410 a.C.).

Dos princípios de Heraclito e das variações da sensação, conforme as disposições subjectivas de cada um, inferiu Protágoras a relatividade do conhecimento. Daí que o postulado fundamental do ensino sofístico possa ser traduzido pelo famoso princípio: «o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são enquanto são, das coisas que não são enquanto não são». Este princípio significava que de cada homem, individualmente considerado, dependem as coisas, não na sua realidade física, mas na forma como por si são conhecidas. 
Subjectivismo, relativismo e sensualismo são as notas características do seu sistema de cepticismo parcial. Platão deu o nome de «Protágoras» a um dos seus diálogos, e o de «Górgias» (outro sofista) a um outro.
A obra principal de Protágoras, Raciocínios Demolidores, era também referida com o título Sobre a Verdade ou Sobre o Ser. Atribui-se-lhe também uma obra Sobre os Deuses. Da sua produção literária restam poucos fragmentos.

 
 

EBOOKS/FILOSOFIA

 

Horizontes da Filosofia

 

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

 

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

 

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

 

A felicidade segundo Santo Agostinho

 

Rousseau denuncia as causas das desigualdades

 

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EBOOKS/EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

 

Como Organizar Um Trabalho Escolar

 

Ciências da Educação: Glossário

 

FRAGMENTOS

 

Etimologia da palavra Filosofia

O mito

A vivência da Filosofia

A reflexão sobre as coisas

Escrever sobre os «Horizontes da filosofia»

 

ARQUIVO

 

Educação

Ensino da filosofia

Estudo da filosofia

Filosofia (Prog. ens. secundário)

Filosofia (Discip. ens. superior)

Pensamentos

Provérbios

Sabia que...

Sete sábios da Grécia, Os

 

© 2003-2017 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados

Utilização de textos

Contacto

EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos

Última actualização: 28/05/17