Philos + Sophia = Philosophia
 
 

Espaço de reflexão e de edição de textos de filosofia

 
 

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela

 

Início EuroSophia Filosofia Filósofos Educação Glossário Ajuda Contacto Utilização de textos
 

Que é a filosofia?A filosofia e os filósofos, O ensino da filosofiaO estudo da filosofiaPara que serve a filosofia. Mais

 
   

Paul Ricoeur

 

Filósofo francês (n. 1913), estuda em Rennes e na Sorbona, onde faz a agregação, em 1935. Ensina em várias escolas. Autor de uma importante obra, é uma figura relevante da filosofia francesa na segunda metade do século XX , e uma referência obrigatória para os estudiosos da Filosofia. Durante a Segunda Guerra Mundial, é mobilizado em 1939 e foi feito prisioneiro na Alemanha (1940-1945), período em que, com Michel Dufrenne, escreveu Karl Jaspers e a Filosofia da Existência.
Paul Ricoeur interessa-se profundamente pelo pensamento filosófico da hermenêutica, como pela filosofia da ética, da vontade, a antropologia  filosófica, a epistemologia das ciências humanas, entre outros interesses. O alvo da sua doutrina é pensar a «totalidade do homem» (conhecendo, sentindo e agindo) e de modo nenhum reduzi-lo a uma simples faculdade de conhecimento. Daí que a sua obra, a um tempo, inspirada pela fenomenologia e pelo existencialismo, seja uma reflexão sobre a existência, ao invés de uma análise apenas do acto voluntário.
Algumas das suas obras: Karl Jaspers e a Filosofia da Existência (1947), Gabriel Marcel e Karl Jaspers, Filosofia do Mistério e Filosofia do Paradoxo (1948), O Voluntário e o Involuntário (1950), História e Verdade (1955), Finitude e Culpabilidade (1960), Da Interpretação (1965), Ensaio sobre Freud (1965), A Metáfora Viva (1975), Tempo e Narrativa, 3 vols. (1983-1984-1985), Do Texto à Acção (1986).

 
 

LIVROS / EBOOKS

 

FILOSOFIA

 

Para que serve a filosofia

A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel

Vergílio Ferreira e o Existencialismo

A Razão Universal em Álvaro Ribeiro

A Felicidade Segundo Santo Agostinho

A desigualdades entre os homens segundo Rousseau

Felicidade e Natureza Humana Segundo David Hume

 

EDUCAÇÃO

 

Organização e Desenvolvimento Curricular

Como Organizar Um Trabalho Escolar

Ciências da Educação: Glossário

 

ARQUIVO

 

O pensamento mítico

Pensamentos

Programas de Filosofia (10.º, 11.º e 12.º anos) V

Provérbios

Sabia que...

Os Sete sábios da Grécia

 
© 2003-2016 EuroSophia.com - Todos os direitos reservados Utilização de textos
EuroSofia é um espaço de reflexão e de edição de textos Última actualização: 01/01/16

Contacto