Sócrates morreu em defesa da Filosofia, conversando com amigos e discípulos.

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A natureza humana

 

Se o homem não era nem vicioso nem mau, como terá chegado ao estado de violência em que está hoje? (...) A questão implica necessariamente esta outra: poder-se-á apreender a natureza humana independentemente da sua história? (...) Para se compreender o sentido da natureza humana, não se poderá renunciar à ideia de um devir histórico. E compreender este devir será, ao mesmo tempo, perceber as alterações que a humanidade sofreu, bem como o seu afastamento da bondade original. Portanto, uma vez que (...) a sociedade é obra humana, segue-se desta proposição que o homem é o único culpado das suas desgraças e carrega a culpa de todo o mal que faz a si mesmo.

Se o homem é "filho da natureza" e se é naturalmente puro, ele transporta consigo uma certa inocência indestrutível, pois ele «é naturalmente bom». Como conciliar a culpa e a inocência da bondade com o estado actual da sociedade em que (...) o mal pontifica? Mas Deus (ou a natureza) não pôde desejar que o mal existisse! Então o homem é culpado? Pecou? Se ele é naturalmente bom, de onde vem que se tenha tornado mau?

Rousseau acreditava que o mal é criado não por uma natureza divina mas sim pela sociedade, no decurso da história. Consequentemente, a sociedade é que é responsável pelos males impostos aos homens. Mas não quer isto dizer que a culpa atribuível à sociedade seja a soma "das culpas" de cada indivíduo de per se, mas a culpa do indivíduo em relação com o outro indivíduo e com os outros indivíduos. Neste sentido, uma vez que se pode separar sociabilidade e natureza humana, não se deve atribuir o mal, do homem actual, ao pecado original nem a Deus, mas sim a alterações que ocorrem no decurso da história e no desenvolvimento social  (António A. B. Pinela) Ler mais

 
 
 

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Sobre o autor dos textos Última actualização: 15/06/19
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